Link Social Viseu

CONTACTO: 968 659 948

 

Horário de funcionamento:

Dias úteis

10:00 – 13:00
14:00 – 17:00

A linha LINK SOCIAL VISEU foi criada com o objetivo de apoiar as pessoas e as famílias em situação de crise ou de vulnerabilidade social, seja esta vulnerabilidade decorrente de problemas económicos, de problemas de saúde, familiares ou outros.

 

Esta iniciativa é promovida pelo projeto CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos, enquadrado e desenvolvido pelas Obras Sociais de Viseu, uma instituição particular de solidariedade social com trabalho de referência desenvolvido nos últimos anos em áreas críticas e relevantes como o atendimento e acompanhamento social.

 

O projeto CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos, tendo como missão a intervenção e o desenvolvimento social, numa lógica de parceria e de trabalho em rede, potenciadora dos recursos existentes na comunidade e do trabalho desenvolvido por todos os interventores na rede, coloca assim ao dispor da comunidade o conhecimento e a experiência adquirida nos domínios do atendimento e acompanhamento social a pessoas e famílias em situação de crise ou vulnerabilidade social.

 

É objetivo da LINK SOCIAL VISEU reforçar a capacidade de resposta dos serviços de ação social do concelho de Viseu, contribuindo para a manutenção das respostas e da qualidade do trabalho que desenvolvem, numa altura em que as exigências são cada vez maiores, dados os condicionalismos decorrentes da atual pandemia, com todas as suas implicações ao nível da saúde, da economia e do bem estar social.

 

Desde 22/03/2021, no âmbito da parceria entre as Obras Sociais de Viseu e a Together International Portugal, a Link Social Viseu assumirá também a receção de chamadas e a pré-avaliação social de situações de pessoas e famílias com dificuldades no acesso ou mesmo impossibilitadas de aceder aos cuidados de saúde primários, a necessitar de receitas médicas, cuidados de enfermagem ou educação terapêutica, mas também de cuidadores informais que necessitem de informação ou orientação ou formação no âmbito da prestação de cuidados aos seus familiares.

 

 

Destinatários:

 

– Pessoas e famílias em situação de insuficiência económica, com ou sem carência alimentar;

– Pessoas ou famílias com elementos com algum tipo de deficiência ou incapacidade, filhos ou idosos dependentes, bem como os seus cuidadores informais;

– Pessoas e famílias em situação de isolamento profilático ou confinamento obrigatório, sem retaguarda familiar, formal ou informal;

– Pessoas e famílias com problemas de saúde, a necessitar de cuidados de saúde e sem acesso ou com dificuldades temporárias no acesso aos cuidados de saúde (receitas médicas, pensos, educação terapêutica, etc.), bem como cuidadores com necessidade de informação/formação ao nível da prestação de cuidados;

– Pessoas e famílias em situação de rutura conjugal ou familiar;

– Pessoas vítimas de violência doméstica, violência de género, bullying ou cyberbullying;

– Pessoas e famílias em situações de fragilidade ou vulnerabilidade não especificadas nos pontos anteriores.

 

 

A LINK SOCIAL VISEU tem como objetivos:

 

1 – facilitar o acesso a informação relevante para a resolução dos problemas das pessoas e das famílias;

2 – apoiar as pessoas e as famílias na identificação de respostas para os seus problemas, procedendo à mediação e encaminhamento destas para outros serviços e respostas existentes na comunidade, com capacidade para resolver ou mitigar os problemas apresentados;

3 – empoderar as pessoas e as famílias na resolução dos seus problemas, através do acesso a recursos e oportunidades de mudança e de melhoria da sua qualidade de vida.

 

O apoio prestado pela LINK SOCIAL VISEU concretiza-se por uma ou várias das seguintes formas:

 

1 – informação sobre direitos, apoios e prestações sociais;

2 – informação sobre outros apoios, benefícios, serviços e respostas públicas, sociais ou comunitárias existentes, que possam ser relevantes para a satisfação dos pedidos e para a resolução dos problemas apresentados;

3 – mediação e encaminhamento, com consentimento prévio, para os serviços ou respostas adequadas à resolução dos problemas apresentados;

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