27 Set DAS ABELHAS PARA O MUNDO – QUINTA PAIMENDES
Transgeracional, do avô passou para o pai e do pai passou para o filho. Neste momento é a paixão do filho que alimenta e motiva os pais a dar continuidade a esta atividade ancestral. Apaixonados pelo mel e pelas múltiplas possibilidades deste produto e dos seus derivados, a Serra do Crasto é o berço deste negócio que chega até nós na forma de mel, geleia real e pólen.
Fátima diz-nos que este saber tradicional chegou até si através do seu sogro, um amante da apicultura, um homem que se dedicava de alma e coração ao cuidado das colmeias e ao processo de produção de mel. Quando, por diversos motivos, este deixou de o conseguir fazer, foi o filho (seu marido) que arregaçou as mangas e deu continuidade a todo trabalho desenvolvido pelo pai. O tempo foi passando e a dedicação e empenho do casal contagiou, também, o filho mais velho que, neste momento, se assume como o apicultor da família, verdadeiramente fascinado pela cultura das abelhas e de tudo o que envolve a produção de mel, frequentando mesmo o curso de Engenharia Agronómica e procurando aprender o máximo sobre o mundo das abelhas.
Vendem mel em casa desde 2018, mas desde 2022 começaram a participar em feiras e a comercializar aí os seus produtos. A produção do mel é feita na associação dos apicultores e é devidamente controlada e registada.