
19 Set Descobrir a comunidade é formar identidade – Bodiosa
Parte da nossa identidade está inscrita no nosso património. Conhecê-lo é assumir que somos parte de um todo ao qual chamamos orgulhosamente Cultura. Num mundo cada vez mais globalizado e disperso urge olhar para os que nos estão mais próximos, olhar para a nossa história. É urgente celebrar a vida em conjunto, como família, como amigos, como vizinhos. Relembrar os mais velhos, tão importantes para o nosso desenvolvimento enquanto pessoas e enquanto sociedade.
Neste sentido e, dando vida ao nosso plano de ação, o CLDS 4 G VISEU, em parceria com a Junta de Freguesia de Bodiosa e a Associação Folclórica Cultural e Recreativa de Pereiras de Bodiosa, promoveram, no passado domingo 18 de setembro, uma caminhada interpretativa “À Descoberta das Lagaretas de Bodiosa”, e um almoço convívio. Uma forma dinâmica de evidenciar o património material e imaterial que tanto nos caracteriza.
Numa paisagem de perder de vista e por caminhos percorridos pelos nossos antepassados, descobrimos em conjunto, um património vasto, e detalhes da nossa própria história, até então muito desconhecida, numa manhã onde, o conhecer quem somos através do que nos foi deixado, o convívio e a partilha entre todos tiveram lugar de destaque. Um passeio pela nossa história, sobe olhar atento e curioso do Professor, Arqueólogo e Historiador Jorge Adolfo.
A manhã culminou com um almoço convívio, um momento onde a cultura e a gastronomia se juntaram e ganharam vida através das vozes e passos de dança dos elementos da Associação Folclórica Cultural e Recreativa de Pereiras de Bodiosa.
Um encontro que contou com participantes de vários pontos do concelho, vivido com muita alegria e entusiasmo.
Caminhada interpretativa – “À Descoberta das Lagaretas de Bodiosa”
Almoço convívio com a participação da Associação Folclórica Cultural e Recreativa de Pereiras de Bodiosa
Agradecemos à Junta de Freguesia de Bodiosa todo o empenho e organização, à Associação Folclórica Cultural e Recreativa de Pereiras de Bodiosa pela alegria e momentos de entretenimento proporcionados e ao Professor Jorge Adolfo pela partilha de conhecimentos tão valiosos acerca do nosso património.